segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Bolachas de chocolate e gengibre


Esta foi a primeira bolacha do nosso reportório. Remonta ao tempo em que o Bolachasparatodos ainda não existia. Remonta, a bem dizer, ao tempo em que os nossos dois rapazes mais novos (T. e T.) ainda não tinham nascido. Éramos, nessa altura, uma modesta família de classe média: pai, mãe, filho e filha. (E a querida chávena da mãe ainda estava inteira.)
A própria fotografia, como podem ver, é bem caseirinha (leia-se desfocada e com um enquadramento à papo-seco).

O segredo destas bolachas está no gengibre cristalizado. Conhecem? É bem diferente do gengibre fresco ou do gengibre em pó. Tem um sabor doce, claro, mas também picante, refrescante e exótico. E é bom para a digestão, ao que parece. Mais difícil pode ser encontrá-lo. É questão de estarem atentos nas lojas gourmet, nas lojas de produtos naturais (a Biocoop, por exemplo, vende gengibre cristalizado a granel de muito boa qualidade) ou então nas lojas de comida chinesa (no Martim Moniz, por exemplo, que é onde nós comprámos um frasco de meio quilo quando estas bolachas começaram a ir que nem ginjas nesta casa).

Ingredientes:
  • 180 gr de farinha 
  • meia colher de chá de fermento em pó
  • 115 de manteiga com sal à temperatura ambiente (Se preferirem, podem também usar manteiga sem sal. Nesse caso, é melhor acrescentarem uma pitada de sal à massa. As bolachas, como tudo na cozinha, também podem ficar insossas. Not good.)
  • 75 gr de açúcar branco
  • 75 gr de açúcar amarelo ou mascavado
  • 1 ovo
  • 170 gr de chocolate preto (É assim que manda a receita, mas depois de algumas experiências decidimos que a melhor combinação para nós é 1/3 de chocolate de leite, 1/3 de chocolate culinário Pantagruel e 1/3 de chocolate culinário Lindt. O último dos três é, de longe, o melhor. Mas se não se combinar com outros, as bolachas ficam demasiado fortes.)    
  • cerca de 2 colheres de sopa de gengibre cristalizado 
Modo de fazer:
  1. picar o chocolate.
  2. picar o gengibre.
  3. combinar a farinha, o fermento e, se for caso disso, o sal.
  4. combinar a manteiga e os açúcares e bater até ter uma mistura leve e esbranquiçada.
  5. juntar o ovo e voltar a bater.
  6. envolver a farinha, em duas levas.
  7. juntar o chocolate e o gengibre picados.
Agora vem a parte gira (uma técnica de dar forma às bolachas que ainda não discutimos neste blog):
  1. estender uma tira de película aderente na bancada de trabalho.
  2. colocar a massa em cima da película aderente.
  3. formar um rolo/tronco/salsicha (isto é só para vos ajudar a visualizar) com um diâmetro de +/- 5 cm, fechando a película e torcendo as extremidades para que a massa fique compacta e uniformemente distribuída).
  4. levar ao frigorífico pelo menos durante duas horas ou até ficar firme.
  5. aquecer o forno a 170º C.
  6. tirar o rolo do frigorífico e cortar às rodelas de 8-10mm. Cada rodela corresponde a uma bolacha perfeitamente redonda (e isto sem terem passado pelo frete de estender a massa uniformemente, cortá-la com um corta-bolachas, juntar os restos, voltar a estender a massa, voltar a cortá-la, ...).
  7. colocar as bolachas no tabuleiro.
  8. cozer durante 12-15 minutos ou até estarem alouradas por baixo e dos lados.
  9. enjoy!!

Receita adaptada* de Cozinhar na perfeição de Marcus Wareing. Nas palavras de Gordon Ramsay (quando este ainda se dava bem com o Marcus): "Não há melhor livro de culinária para se ter junto do fogão". E nós concordamos: é verdadeiramente simples, despretensioso e eficaz.

* No caso desta receita, "adaptada" quer dizer que fizemos tudo tal como está no livro. Exceto a parte do gengibre que foi ideia nossa. Hehe.