segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Nova receita: a nossa pizza


Pizza artesanal, que é como quem diz: feita em casa, é mesmo para todos. E dinheiro ou falta de tempo não contam como desculpas. Vai uma aposta?



Comecem por pôr puré de tomate ao lume, a apurar. (Já aqui vos demos a receita do nosso, lembram-se?) O molho vai, assim, apurando, enquanto tratamos da massa.
Para a massa vão precisar de:
  • 850g de farinha de trigo normal
  • 150g de fermento natural (sabem o que é? é daquela massa que se reserva; se não têm, podem recorrer a meia colher de chá de fermento em pó daqueles pacotes do supermercado)
  • 590g de água
  • 22g de sal marinho grosso
  • uma colher de sopa de mel
  • 3 colheres de sopa de azeite (de preferência extra virgem ok?)
Como fazer?
Juntar todos os ingredientes num alguidar e misturar com uma colher. Esta é uma massa muito pegajosa. Deixar descansar cerca de 15 minutos para que a massa se auto-homogeneize - quer dizer para a massa ficar uniforme por si própria. Depois amassar uns bons 10 minutos, com a técnica do esticar e dobrar (espreitem este vídeo aqui).
De seguida, a massa deve ficar a levedar umas três horas no mesmo alguidar (dependendo da temperatura ambiente e da quantidade da massa) - quanto mais fermento usarem, menos tempo. O objetivo é que a massa duplique de volume. Atenção que não se trata apenas de aumentar o volume da massa: este lento levedar serve também para desenvolver o sabor da massa - e acreditem que faz muita diferença.
Agora temos de trabalhar a massa:


Verter a massa para a bancada de trabalho, que foi previamente salpicada de farinha. Fazer um retângulo gigante com a massa, tirando as maiores bolhas de ar. 


Dividir em oito porções (o que resulta em oito pizzas do tamanho de um prato) - dependendo do tamanho final desejado podem dividir em mais ou menos porções.



Para cada quadradinho de massa, puxar as pontas para o centro e virar ao contrário - o que resulta numa bola de massa. Repetir para todas as porções cortadas. Deixar descansar as bolas de massa durante 45min a 60min - é o último levedar.





A partir daqui as mãos têm de estar sempre enfarinhadas q.b. e a bancada de trabalho!!!! Acabado o último levedar das porções de massa, espalmar delicadamente cada bola, trabalhando do centro para as extremidades e deixando o rebordo um pouco mais grosso (com ar de pizza!). Continuar a espalmar assim até que a massa fique com o diâmetro desejado. (Nós costumamos fazer isto em dois momentos. Esticamos uma vez. Deixamos descansar uns minutos e depois esticamos de novo.)
As porções de massa esticada estão então prontas para cozinhar.


Cá em casa a massa é cozida na frigideira. Sim, leram bem. Usamos frigideiras com cobertura anti-aderente. É necessário por a frigideira sob lume forte, sem nada de nada. Quando estiver bem quente, estender uma base de massa com cuidado para não queimar os dedos. Deixar uns dois ou três minutos de cada lado e tirar para uma rede.



À medida que têm as bases prontas, podem tratar do recheio ou cobertura. Para a cobertura vão precisar do que mais gostarem. Nós costumamos usar (opções portanto):

  • atum
  • alcaparras
  • crème fraîche
  • presunto ou paio fatiado fininho

E obrigatório:




  • queijo cortado em pedaços pequenos (queijo da Ilha, queijo Cheddar e queijo limiano são o must)
  • orégãos





Dispostos todos os ingredientes desejados como cobertura, levem a quase-pizza ao forno a gratinar, ou seja, com a grelha ligada. Não é necessário acender o forno com o calor todo. Ponham o tabuleiro com as bases de pizza cobertas o mais próximo da grelha possível. Assim reduzem o tempo e garantem que o queijo fica beeem tostado - mas estejam sempre atentos para não queimar.



Já está tostado? Então é tirar do forno, deixar arrefecer um pouco, cortar em fatias (nós usamos uma tesoura! :-D ) e aproveitar o momento. Bom apetite para todos!