quarta-feira, 2 de julho de 2014

doce de ameixa (um post muito vermelho!)


Fazer doce de ameixa em julho é simplesmente obrigatório. Porque as ameixas, bem maduras, estão cheias de sumo e vitaminas, porque são deliciosas e... bom, porque há toneladas delas nesta altura.
Nós comprámos uma caixa enorme na praça (do nosso amigo-produtor habitual, o mesmo a quem comprámos os morangos... mas ainda não pusémos aqui a receita do doce de morangos, pois não?) e, sortudos, ainda recebemos mais duas de uns queridos amigos que têm uma generosa ameixeira no jardim das traseiras.
Bom, o doce é muito fácil e não requer nenhum ingrediente especial. Só precisam de uns bons quilos de ameixas, uma panela grande, água e açúcar. Pectina em pacote? Esqueçam, não é preciso. Vamos a isto?
  • Tirem a pele às ameixas. Passem-nas por água e ponham numa grande panela. Levem ao lume para cozerem durante mais ou menos meia hora. (Pouco tempo? Não! Queremos cozer a fruta, mas não queremos perder o sabor ou os nutrientes preciosos!)
  • Desliguem o lume e deixem as ameixas arrefecerem. Já viram todo o sumo que a fruta consegue destilar? :-) Agora precisam de descaroçar todas as ameixas - esta é a parte mais chata. Em seguida, esmaguem-nas, com a varinha mágica, com o esmagador de batata (para o puré) ou com as mãos - esta última é a versão mais divertida. 
  • Pesem tudo o que está na panela e acrescentem-lhe o equivalente a metade em açúcar branco. (Lembrem-se: adoramos o sabor das ameixas e não queremos que o nosso doce apenas saiba a açúcar...)
  • Ponham a panela de novo no fogão, agora com o açúcar bem misturado nas ameixas cozidas, e façam ferver em lume bem forte. A ideia é levar o açúcar ao ponto de estrada o mais rápido possível.
  • Atenção ao truque!!! Verifiquem várias vezes o ponto do açúcar da seguinte forma: deitem uma colher do quase-doce num pires pequeno e, antes de testar o ponto (e o sabor), ponham o pires dois minutos no congelador. 
  • Chegado ao ponto estrada, deitem o doce, com muito cuidado, em frascos próprios. Não deixem arrefecer, porque depois é mais difícil! É que este doce fica realmente consistente. 
  • E que tal? Ficou bom? Quantas semanas (ou dias) vão durar os vossos frasquinhos?