terça-feira, 29 de outubro de 2013

Panquecas


Panquecas, ah, vocês não sabem o que é comer panquecas nesta casa. (suspiro...)
O problema das panquecas é que nós não temos propriamente receita. A massa é feita conforme o apetite. O que não significa que não haja método. Aliás, as panquecas são todas elas método. Foram muitos anos, mas, bem, façamos aqui um parênteses. 

Na Bélgica, o melhor dia da semana para os miúdos é a quarta-feira. Só há aulas até ao meio-dia. A tarde é toda para brincar e ao almoço come-se panquecas. Assim tipo paraíso. Na cabeça do pai, as panquecas da mãe dele (a avó Piepa) eram muito boas e não tinham receita. Mas também não tinham propriamente método. Ele conta que chegou a vê-la a fazer uma massa com dez ovos (!!?10?!!). Já cá em Portugal, nós todos vimos uma vez a frigideira a deitar fumo preto, enquanto esperávamos educadamente pelas panquecas quentinhas acabadinhas de fazer. E ainda na Bélgica, assim conta o pai, a massa era feita numa panela de sopa - um truque exclusivo do avô para ter a certeza que fazia em quantidade suficiente para a família toda. Pronto, fechemos o parênteses. Dizíamos que não temos receita, mas a verdade é que achámos por bem apurar o método, tendo em conta os antecedentes familiares.


Primeira coisa, as panquecas são feitas com quatro e apenas quatro ingredientes: ovos, leite, farinha e sal. Não há cá essências de baunilha, cafés, açúcares, canelas ou manteigas. E definitivamente não há cá margarina (aliás, não há disso em nada do que se faça no Bolachasparatodos). Restringindo-nos a estes ingredientes básicos, as panquecas são o conduto perfeito para uma miríade de coisas boas que podem ir do doce ao salgado. Ou uma combinação de ambos. A preferência nesta casa vai largamente para açúcar amarelo, qualquer fruta da época cortada aos pedaços, geleia de marmelo, xarope de pêra (um dia a gente explica-vos) e queijo (claro!).
Este post já vai longo. Mas depois continuamos. Falta-nos falar da preparação da massa e do ato de frigir as panquecas. Ambos requerem métodos precisos que fazemos questão de partilhar convosco.